1. Organização
O Concurso de Fotografia “A Matemática e as diferentes culturas” é organizado pelo Grupo de Matemática da Escola Secundária Dr. José Afonso.
2. Objectivos
a) Desenvolver a aptidão para discutir com outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação;
b) Desenvolver a capacidade de apreciar a estrutura abstracta que está presente numa situação, seja ela relativa a problemas do dia-a-dia, à natureza ou à arte, envolva ela elementos numéricos, geométricos ou ambos.
c) Criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa.
3. Condições de participação
a) Podem participar no concurso os alunos e professores da Escola Secundária Dr. José Afonso, individualmente ou em equipa.
b) Cada concorrente (ou equipa) pode participar no máximo com duas fotografias.
c) Todas as fotografias têm de ser originais. Nas fotografias, não pode ser usado material sujeito a direitos de autor.
d) Cada participante (ou equipa), ao concorrer neste concurso, assume a autoria das fotografias e autoriza a sua publicação e uso pela escola.
4. Tema
O tema do Concurso de fotografia é “A Matemática e as diferentes culturas”.
5. Fotografias
a) As fotografias podem ser a cores ou a preto e branco e tiradas com uma câmara de rolo ou câmara digital.
b) As fotografias podem ser editadas. Isto inclui ajustamentos da cor ou da composição, montagem, colagem, retoques, ajuste da nitidez e correcção de tons.
c) As fotografias devem estar enquadradas no tema proposto, ter um título e, se o autor o quiser, uma breve legenda explicativa com um máximo de 200 caracteres.
d) As fotografias devem ser entregues em formato digital e enviadas, através de endereço electrónico, para concursofotografiadaesja@gmail.com até 6 de Maio, acompanhadas com a respectiva identificação do(s) participante(s).
e) O nome do ficheiro com as fotografias deverá conter o nome do autor(es) (primeiro e último) seguido do ano, turma e número da foto (Exemplo: JoanaMendes_1012foto1.jpg, JulioAndrade_professorfoto1.jpg)
f) Fotografias a pessoas devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, das mesmas.
6. Direitos de exibição e utilização
a) Os participantes serão totalmente responsáveis pelos seus trabalhos e devem concordar em transferir os direitos do trabalho, bem como da sua distribuição e reprodução sem quaisquer custos.
b) A Organização deste concurso ficará autorizada a usar, reproduzir, adaptar, publicar e distribuir os trabalhos de acordo com o seu critério.
c) As fotografias a concurso não serão devolvidas.
7. Selecção dos vencedores e prémios
a) As fotografias serão seleccionadas por um júri que será constituído e anunciado pela organização deste concurso.
b) As fotografias serão avaliadas e seleccionadas de acordo com a sua relevância para o tema em questão, a originalidade, o impacto visual e a qualidade técnica.
c) O Júri seleccionará doze fotografias para uma exposição na escola e, destas, premiará as três melhores atribuindo um 1º, 2º e 3º prémio.
d) A organização poderá não atribuir qualquer um dos prémios previstos neste Regulamento, se entender que os trabalhos apresentados não se enquadram nessa atribuição.
e) A deliberação do Júri será comunicada, formalmente, aos premiados e dada a conhecer a todos os demais concorrentes e ao público em geral através da página da Escola e da Janela da Matemática.
f) Da decisão do Júri não haverá lugar a recurso.
8. Responsabilidade
a) A participação neste concurso pressupõe o conhecimento e aceitação integral de qualquer participante do presente regulamento, pelo que a organização reserva-se o direito de recusar a participação de qualquer concorrente que não as cumpra;
b) A organização reserva-se o direito de desclassificar os participantes que, deliberadamente, tentem viciar, em algum momento, as regras e o espírito do concurso;
c) A organização não poderá ser responsabilizada pelo cancelamento, adiamento ou alteração do concurso devido a circunstâncias imprevistas.
d) Qualquer situação extraordinária não prevista neste regulamento será apreciada e decidida pela organização.
9. Disposições Finais
Caberá à equipa organizadora decidir sobre qualquer situação omissa neste regulamento.
Seixal, 10 de Março de 2011
Escola Secundária Dr. José Afonso
Grupo de Matemática